Você sabe como emitir nota fiscal MEI?

Para o MEI

Certamente, você já ouviu falar sobre nota fiscal, não é? Esse é um documento muito importante para qualquer tipo de empreendedor.

Mas muitas pessoas têm dúvidas sobre o documento, se a emissão é obrigatória, para que serve, se existe algum benefício de emitir a nota, dentre outras. Por isso,  preparamos um texto respondendo a todos esses questionamentos e o principal deles: como emitir nota fiscal MEI.

Quer saber mais do assunto? Continue a ler o artigo.

O que é nota fiscal?

A nota fiscal é o documento que vai regularizar todas as vendas ou prestações de serviços feitas por uma empresa. Nela é possível encontrar informações importantes como descrição dos produtos ou serviços, valores cobrados e impostos a ser retidos.

Esse registro é importante, pois é a partir dele que o Fisco consegue entender quais foram as transações feitas e assim calcular os impostos que serão recolhidos da empresa. Sem a nota, existe grande chance de você ter problemas com os órgãos fiscalizadores, sendo caracterizado como “sonegação de imposto”.

Banner infográfico duvidas MEI

Banner infográfico duvidas MEI

Quais são os tipos de nota?

Com o passar dos anos, a emissão de notas foi se modernizando. Hoje temos emissão eletrônica em alguns municípios, sem que você tenha de ir até a Prefeitura ou à Secretaria da Fazenda para obter o documento. Com isso, existem diversos tipos de nota. Vamos explicar melhor sobre cada um deles:

  • Nota fiscal eletrônica (NF-e): A NF-e é responsável por registrar mercadorias vendidas por determinada empresa. Ela é obrigatória para qualquer produto que pague ICMS.
  • Nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e): Já a NFS-e é a nota que registra as operações de serviços prestados por uma empresa.
  • Nota fiscal do consumidor eletrônica (NFC-e): A nota fiscal do consumidor eletrônica surgiu para substituir o cupom fiscal; normalmente é utilizada em varejo.

Quais são os benefícios de emitir nota fiscal?

O microempreendedor individual, quando vende ou presta serviço para pessoa física, não é obrigado a emitir nota fiscal. Esse documento, porém, pode trazer diversos benefícios ao seu negócio. Confira!

Gera Confiança

Emitindo nota fiscal para o seu cliente, você gera transparência sobre seu serviço ou produto. Dessa forma, o cliente confiará mais no seu trabalho, tendo chances de indicar a sua empresa a outras pessoas.

Além, claro, da transparência com a Receita Federal, pelo fato de registrar tudo o que foi feito pela sua empresa durante determinado período.

Reduz gastos

Com a emissão de notas fiscais, você reduz gastos, visto que estará em dia com o Fisco, evitando multas e problemas com o órgão. Outra vantagem é que, com a nota fiscal eletrônica, você evita o gasto de papéis e tintas para impressão. Sendo muito mais rápido e barato para fazer a emissão.

Melhora o controle financeiro

Com as notas fiscais, você consegue ter melhor controle financeiro do seu negócio, entendendo o que entrou e o que será gasto com impostos e assim controlar melhor o seu dinheiro.

Como emitir nota fiscal MEI?

Para emitir uma nota fiscal, o primeiro passo é se cadastrar na Secretaria da Fazenda de sua cidade. Os documentos necessários serão:

  • seu número de CNPJ
  • comprovante de endereço
  • documento com foto

Esses são os documentos básicos; mas, como cada município tem suas regras, pode ser que haja a solicitação de algum documento além desses.

Após fazer o cadastro, você precisa entender se na sua cidade já existe a emissão eletrônica ou não. Caso afirmativo, você poderá emitir a nota pelo Portal da Prefeitura. Se você possuir certificado digital, esse processo será ainda mais rápido e seguro. Se  não tiver, o município deve disponibilizar uma senha para o seu acesso.

A fim de emitir a nota, você só precisa preencher as informações, os valores, a descrição do produto ou serviço, os dados do cliente, como CNPJ, endereço, nome e, posteriormente, fazer a emissão.

Buscando facilitar ainda mais esse processo, você pode contar com a ajuda de um emissor de notas fiscais.

Por que emitir nota fiscal MEI na Obvia?

A Obvia disponibiliza o serviço de emissão de notas fiscais. Você não precisa se preocupar com a parte burocrática. Basta preencher os dados e emitir o documento.

Com a Obvia, não há necessidade de você instalar um software na sua máquina. Tudo será feito pelo nosso aplicativo de celular, de maneira simples e rápida. Você automatiza processos, otimiza o tempo e reduz as chances de erro.

Fechando um de nossos pacotes, além da emissão de notas, você terá:

  • cálculos de impostos
  • calendário de obrigações
  • atendimento personalizado
  • documentos assinados por contador

Não deixe de conferir os nossos planos Basta clicar aqui!

Esperamos que você tenha entendido melhor  como emitir nota fiscal MEI. Para ter acesso a mais conteúdos como esse, gratuitamente, é só continuar acompanhando o nosso blog.

Baixe nosso aplicativo

É por meio dele que te ajudaremos em todos os passos da sua jornada empreendedora!

Quer abrir sua empresa?

Conheça o nosso passo a passo para abrir sua empresa! Sua jornada empreendedora será acompanhada desde o primeiro passo!

Precisa de contabilidade?

Um time de contadores especialistas dedicados a ajudar e orientar em toda sua gestão financeira! Saiba como contratar a Óbvia!

Envie sua mensagem!
Dúvidas? Envie uma mensagem!