Médicos são profissionais liberais. Após o registro no Conselho Regional de Medicina, o médico está apto a exercer sua atividade de maneira regular. Ao longo dos últimos anos, têm-se consolidado a relação de trabalho através da constituição da personalidade jurídica dos médicos, proporcionando uma significativa economia tributária. 

Entretanto, muitas vezes o médico ou sua equipe podem considerar o processo bastante burocrático pelos meios convencionais. Por isso, a OBVIA Contabilidade Digital através do seu aplicativo, permite a abertura da empresa e o controle contábil e tributária de forma simplificada e muito intuitiva, para exemplificar uma das funcionalidades: uma nota fiscal pode ser emitida em apenas 30 segundos. 

Por isso, criamos este artigo para você compreender a importância da emissão de Nota Fiscal para médicos e como o aplicativo da OBVIA Contabilidade Digital pode ajudar.

O que é uma Nota Fiscal? 

A Nota Fiscal (NF) é um documento que comprova a legitimidade na prestação de serviço. No caso de médicos, ela certifica que houve a prestação de serviços para um paciente individual ou para uma entidade jurídica.

A emissão é obrigatória em todos os modelos de empresa em que o médico pode se enquadrar.

Através da Nota Fiscal constitui-se a base de cálculo para recolhimento dos impostos devidos. Para o exercício das atividades usuais de um médico, são exigidas algumas obrigações legais, a saber: 

  • Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF)
  • Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN);
  • Contribuição Previdenciária Patronal (CPP).

Vale lembrar que existem outros, caso o estabelecimento médico comercialize produtos ou medicamentos. 

Assim o médico precisa estar atento, pois realizar atendimentos sem a emissão de Nota Fiscal pode esbarrar nas leis de sonegação fiscal, o que pode acarretar diversas penalidades para o profissional, como multas e outras penalidades.

Situações da obrigatoriedade para emissão de nota fiscal para médicos? Continue nesse artigo e descubra.

Em que situações o médico precisa emitir nota fiscal?

Médicos podem prestar atendimentos como pessoa física ou como pessoa jurídica. Entretanto, como mencionado anteriormente, a natureza de formalização PJ geralmente é mais favorável em relação à carga tributária.

Assim, o modelo PJ é a escolha da maioria dos profissionais, que empreendem clínicas e consultórios ou prestam serviços.

Qualquer formato de negócio na modalidade de CNPJ demanda a emissão de Nota Fiscal, seja na forma de atendimento individual, em negócio próprio ou para estabelecimentos. 

Como emitir Notas Fiscais o aplicativo da OBVIA Contabilidade Digital pode ajudar na emissão de Nota Fiscal para Médicos? 

O médico pode começar a emitir notas fiscais após validação do cadastro inicial do aplicativo da OBVIA Contabilidade Digital:

  • Toque nas três barras no canto superior esquerdo do aplicativo e selecione “Administrar Notas Fiscais”;
  • Na página ‘Notas Fiscais’, informe o cliente para qual você deseja emitir a nota fiscal, tocando em “Nome”.
    • Caso o cliente não esteja cadastrado, selecione “Adicionar Cliente”.
  • Depois, selecione o tipo de nota fiscal;
  • Informe o valor bruto da nota;
  • A data da competência;
  • O tipo de serviço – atividade prestada ou mercadorias comercializadas;
  • Em “Descrição”, preencha as informações detalhadas que serão úteis tanto para você quanto para o cliente;
  • Na tela de validação, confira os dados. Se algo estiver errado, toque em “Editar Informações” ou selecione “Emitir Nota” se estiver tudo certo.

Pronto! A nota fiscal está disponível em alguns instantes

Para localizar a nota fiscal emitida, retorne ao menu “Administrar Notas Fiscais”. Na página “Notas Fiscais”, selecione a aba “Histórico” para ver todas as notas fiscais já emitidas.

Para compartilhar essa nota fiscal com seu cliente, basta selecionar o aplicativo que deseja compartilhar, por exemplo: e-mail, WhatsApp, Google Drive e outros.

Quais os benefícios oferecidos pela NF-e?

Ao trabalhar com emissão de Nota Fiscal, o Médico tem acesso a diversas garantias legais, que são, inclusive, extensíveis a quem contrata seus serviços, o que assegura credibilidade. 

Os clientes são beneficiados com a proteção de direitos previstos pelo Código de Defesa do Consumidor, enquanto o médico tem mais organização financeira.

Com isso o profissional consegue estruturar melhor um planejamento tributário ou possuir dados mais transparentes na hora de realizar o Informe de Rendimentos.

Para as relações comerciais em sentido amplo, as seguintes vantagens podem ser observadas: 

  • Mais segurança nas transações e proteção de dados; 
  • Registro de compra com validade de documento fiscal;
  • Redução de risco de fraudes, desacordos comerciais ou inadimplência de impostos; 
  • Mais organização contábil;
  • Dentre outros. 

Conte com o suporte da OBVIA Contabilidade Digital!

Agora que você já conhece os benefícios de trabalhar com uma empresa que dispõe de um aplicativo especificamente projetado para organizar sua vida contábil e simplificar a emissão de Nota Fiscal para médicos, não perca tempo!

Venha conhecer as soluções da OBVIA Contabilidade Digital! Com consultores capacitados na organização contábil e tributária para negócios médicos nos mais diferentes formatos de prestação de serviços. 

Podemos garantir muito mais equilíbrio para suas finanças. Enquanto você tem mais flexibilidade  para cuidar unicamente de suas atividades médicas.

Entre em contato e conheça nossos serviços! Gostou deste artigo? Confira nosso blog e siga nossas redes sociais para mais conteúdos como este!

Confira também: E-book – Contabilidade Digital x Contabilidade Online

Dúvidas? Envie uma mensagem!