Parcelamento MEI: veja como fazer em 4 passos

Conteúdos da Óbvia, Para o MEI

Ficar em dia com a DAS é muito importante para o funcionamento do seu negócio. É essa taxa que garante os seus direitos previdenciários e o cadastro ativo do seu CNPJ. Mas muitas vezes o microempreendedor individual esquece de realizar o pagamento e vai acumulando dívidas.

Por isso, no artigo de hoje vamos mostrar como fazer o parcelamento MEI e acabar com débitos que você tem e deixar a sua situação regularizada.

Como fazer o parcelamento MEI?

Quando você atrasa suas parcelas da DAS, é possível parcelar o valor da dívida. Isso é muito bom, pois pode facilitar o pagamento e fazer com que você fique em dia com tal obrigação.

Confira a agora o passo a passo de como fazer o parcelamento MEI:

Passo 1 – Gerar código 

A divisão das parcelas será feita no site do Simples Nacional. Para isso, é necessário gerar um código a fim de acessar a plataforma. Se você ainda não tem, é só acessar o site, inserir o seu CNPJ, o CPF e os caracteres da imagem e clicar em “Validar”.

Passo 2 – Preencher os dados 

Agora é a vez de preencher com o seu número do título de eleitor e imposto de renda pessoa física. Se foi pedido o número do IRPF é porque ou você declarou antes, mesmo que agora esteja isento ou porque você foi declarado como dependente na declaração de algum familiar ou companheiro.

Clique em “Continuar” e assim será gerado o código, um número em vermelho que vai aparecer na tela.

Passo 3 – Acessar ambiente de parcelamento

Após gerar o código, clique aqui e acesse o ambiente de parcelamento. Lá, você vai colocar o seu número de CNPJ, de CPF, o código que você gerou e os caracteres da imagem, depois clique em “Continuar”.

Passo 4 – Escolher a opção de parcelamento

Ao clicar em “Continuar”, vai aparecer algumas opções na tela para você escolher. As opções são:

  • Pedido de parcelamento
  • Emissão de parcela
  • Consulta de pedido de parcelamento
  • Desistência do parcelamento
  • Débito automático

Você vai clicar em “Pedido de parcelamento” e em “SIM”.

Optando pelo parcelamento, as taxas e o número de parcelas vão aparecer na sua tela. Se você concordar, é só clicar em “Continuar”. Lembrando que você tem até 2 dias úteis para efetivar o pagamento da primeira parcela.

Banner infográfico duvidas MEI

Banner infográfico duvidas MEI

Como um aplicativo de contabilidade pode ajudar?

Agora que você já sabe como parcelar as suas dívidas de MEI, que tal pensar em um aplicativo de contabilidade para auxiliar você? Com ele você não se esquecerá mais do pagamento das suas DAS e ficará em dia com as taxas. Além disso, um bom aplicativo tem emissão de notas fiscais, calendário de obrigações, atendimento personalizado por telefone e muito mais. Pode ser uma ótima opção para o seu negócio!Esperamos que você tenha entendido como fazer o parcelamento MEI em 4 passos. Quer saber mais sobre imposto de renda do MEI? É só clicar aqui e acessar o artigo que preparamos pra você!

Baixe nosso aplicativo

É por meio dele que te ajudaremos em todos os passos da sua jornada empreendedora!

Quer abrir sua empresa?

Conheça o nosso passo a passo para abrir sua empresa! Sua jornada empreendedora será acompanhada desde o primeiro passo!

Precisa de contabilidade?

Um time de contadores especialistas dedicados a ajudar e orientar em toda sua gestão financeira! Saiba como contratar a Óbvia!

Envie sua mensagem!
Dúvidas? Envie uma mensagem!