Vendas de fim de ano: 8 dicas para ajudar a faturar!

Conteúdos da Óbvia

Descubra como vender mais no fim de ano e aumente o faturamento da sua loja. 

Como você sabe, o fim do ano é a época mais esperada por lojistas, microempreendedores e prestadores de serviço. E não é para menos, já que o 13º salário injeta mais dinheiro na economia, e uma boa parte desse valor se converte em compras para o Natal, o Ano-Novo e as férias escolares.

Para aproveitar a oportunidade e faturar uma graninha extra, é preciso se preparar com antecedência e treinar o seu funcionário para “segurar o rojão”. Também vale apostar nas mídias sociais e fidelizar seus clientes como embaixadores da marca.

A seguir, explicaremos melhor esse assunto. Vamos lá? Acompanhe!

  • 8 Dicas para aumentar as vendas de fim de ano

  • 1. Treine seu funcionário

Treinar seu funcionário ajuda a ampliar e a alavancar seu desempenho. Além disso, desenvolve competências que o tornam mais produtivo, criativo e inovador, o que impacta diretamente o aumento das vendas. 

Visando garantir que isso aconteça, é fundamental investir no treinamento com antecedência, pois, como você sabe, o funcionário reflete a imagem da empresa – por isso o atendimento bem-feito ajuda na fidelização dos clientes. 

O treinamento também evita erros e gera uma imagem positiva da marca.

  • 2. Fidelize seus clientes

Um cliente satisfeito volta sempre para conferir as novidades da loja ou para testar um novo serviço. E o melhor de tudo: ele sempre indica a sua marca a amigos e familiares.

Já um cliente insatisfeito, além de nunca mais fazer negócios com você, faz uma propaganda negativa do negócio. Isso mostra a importância de investir no pós-venda. Algumas estratégias como dar feedbacks pelo WhatsApp ou resolver problemas rapidamente valorizam e fidelizam o cliente.

Também vale enviar cartões desejando Boas-Festas e dando descontos para quem comprar seus produtos ou serviços.

  • 3. Invista nas redes sociais

Que tal utilizar as redes sociais com o propósito de alavancar as vendas de fim de ano? Não sabe por onde começar? Que tal patrocinar posts no Facebook? Isso fará com que a sua empresa ganhe destaque no feed e seja lembrada pelos consumidores que estão fazendo compras de Natal. 

Além de interagir mais facilmente com seu público-alvo, dá para usar as redes sociais com a intenção de divulgar a sua marca nos ambientes onde esteja quem ainda não a conheça. Em função disso, use filtros para definir faixa etária, sexo, escolaridade: assim seus produtos passarão a ser conhecidos pelos seus consumidores em potencial. 

  • 4. Fique atento às tendências 

Saiba quais são as tendências e aposte nos produtos ou serviços mais buscados pelos clientes. Por essa razão, fique de olho no Instagram, já que essa rede social aponta o gosto dos usuários por meio de hashtags e seguidores.

Essa ferramenta também é essencial para aqueles que desejam conhecer e pesquisar estilos e tendências mundo afora.

Outro grande diferencial é conhecer as influencers do momento, considerando que elas estão em todos os desfiles e são vestidas pelos grandes designers. Claro, você pode filtrar suas buscas pelas influenciadoras favoritas dos seus clientes e deixar as outras “mais de lado”.

Festivais de música como o Rock in Rio e de cinema como o Oscar também ditam muitas tendências; por isso vale a pena dar uma espiada nesses eventos.

  • 5. Tenha presença digital

Poste muitas fotos e vídeos para divulgar seu produto ou serviço, mas não se esqueça de colocar o telefone e o link do seu site na descrição.

 É importante inserir o endereço da loja, pois isso torna mais fácil para os seguidores saberem onde encontrar você. 

Além disso, dê atenção a todas as conversas, seja um elogio, seja uma reclamação. O ideal é responder em até 24 horas as interações nos canais da empresa. Leia com cuidado tudo o que é dito; afinal, esse feedback ajuda a entender melhor as necessidades e os desejos dos clientes.

Mantenha uma frequência de postagem nas redes sociais, assim você se manterá sempre em evidência. Para isso, agende conteúdos a serem publicados automaticamente – com a correria de fim de ano, você vai ter pouco tempo para fazer as postagens, então monte uma agenda e deixe tudo programado.

  • 6. Estenda o horário de fechamento da loja

Quanto mais tempo o negócio permanecer aberto, maiores as chances de você faturar mais no fim do ano. 

Então, que tal abrir as portas um pouco mais cedo e estender o horário de fechamento a fim de facilitar a visita dos clientes? Essa forma de gerenciar o negócio vai fazer uma grande diferença no fim do mês.

Depois do Natal, mantenha a loja em pleno funcionamento, porque nessa época há um grande fluxo de trocas; afinal sempre pode acontecer de o presente não servir ou de a peça não cair tão bem assim. 

Buscando não frustrar os clientes, estabeleça um período de troca. Como o consumidor já estará na sua loja, aproveite a oportunidade para oferecer lançamentos e peças que combinem com a que ele acabou de trocar. 

Você também pode aproveitar o movimento extra para vender produtos para o Ano-Novo. Por essa razão, enfeite a loja de branco e dourado e se prepare para ouvir o som da maquinha de cartão de crédito.

  • 7. Acredite no poder do Call to Action

Call to Action significa “chamada para ação”. Quer usar esse recurso nas suas publicações? Basta utilizar verbos no imperativo como ligue, curta, clique, venha. Escrever CTAs fortes também é uma necessidade, uma vez que as postagens têm limite de caracteres. 

Quer um exemplo? Comece com um verbo e acrescente um produto e um advérbio. Veja: “Conheça a nova coleção, hoje mesmo!” Assim você estimula uma ação que levará os consumidores a conhecer melhor a sua marca e os serviços que você oferece.

  • 8. Diversifique as formas de pagamento

Oferecer diferentes formas de pagamento ajuda na hora de fechar a venda. Esse é o motivo de você sempre oferecer a opção de pagar com cartão de crédito ou débito e via Pix. 

Tem um e-commerce? Então disponibilize os meios de pagamento mais utilizados pelos clientes como Pagseguro e Paypal. O importante é que o cliente não desista de comprar por não ter como pagar.

Gostou deste post sobre dicas de vendas para o fim de ano? Então, continue lendo o nosso blog e se mantenha bem informado!

 

 

Baixe nosso aplicativo

É por meio dele que te ajudaremos em todos os passos da sua jornada empreendedora!

Quer abrir sua empresa?

Conheça o nosso passo a passo para abrir sua empresa! Sua jornada empreendedora será acompanhada desde o primeiro passo!

Precisa de contabilidade?

Um time de contadores especialistas dedicados a ajudar e orientar em toda sua gestão financeira! Saiba como contratar a Óbvia!

Envie sua mensagem!
Dúvidas? Envie uma mensagem!