O que é conta PJ?

Conteúdos da Óbvia

Será que vale a pena abrir uma conta pessoa jurídica (PJ)? Descubra as vantagens de ter uma conta PJ para a administração da empresa.   Acabou de abrir uma empresa e está se perguntando se vale a pena ou não ter uma conta PJ? Não se preocupe! Essa é uma dúvida comum, já que as consequências de não ter uma conta em nome da empresa, por vezes, não são muito claras. No entanto, essa solução ajuda a separar as contas da empresa das contas pessoais e a manter o seu patrimônio pessoal a salvo, caso o negócio não vá tão bem assim. Infelizmente, isso pode acontecer A seguir, explicaremos melhor esse assunto e diremos o que diz a legislação vigente. Vamos lá? Acompanhe!

O que é conta PJ?

A conta PJ é uma conta bancária aberta em nome da empresa, com o CNPJ. É um conceito simples, certo? Na conta jurídica, a identificação é feita pelo CNPJ do negócio, e não pelo seu CPF, como ocorre com as contas pessoais.  Considerando que as empresas pagam impostos e encargos específicos, a conta PJ ajuda a administrar melhor o negócio e a verificar todos os gastos e os recebimentos em tempo real.

Quem pode abrir uma conta PJ?

A conta em nome da empresa pode ser aberta pelo dono, pelos sócios ou por seus representantes legais. Da mesma forma, ela só poderá ser movimentada pelas pessoas autorizadas no momento da abertura. Claro, essa definição poderá ser alterada posteriormente, caso a empresa modifique seu quadro societário ou precise credenciar algum funcionário da contabilidade para pagar contas ou fazer transferências bancárias, por exemplo.

Por que abrir uma conta PJ?

Abrir uma conta PJ é fundamental para que você não confunda o seu patrimônio com o da empresa. Isso porque os tributos e as contas do negócio serão debitados diretamente da conta jurídica, evitando futura dor de cabeça causada pelo pagamento de despesas da empresa em uma conta pessoal. Ter um conta PJ também facilita a escrituração contábil do negócio, tornando a conciliação de diferentes operações mais simples. Além disso, uma conta em nome da empresa permite verificar as despesas diárias, assim como todos os investimentos e as receitas diárias. O ideal é que você abra uma conta PJ assim que registrar o seu CNPJ. Isso tornará o dia a dia mais fácil e garantirá que todos os contratos, bem como as Notas Fiscais, exibam os dados da conta PJ, e não os da sua conta pessoal

Quais os riscos de não ter uma conta pessoa jurídica?

Como dissemos, o maior risco de não ter uma conta PJ é misturar os gastos pessoais com os da empresa.  Esse problema é ainda relevante se você tiver mais de um sócio. Suponha que um dos sócios use o cartão corporativo para pagar algumas contas pessoais. Já o outro sócio utiliza a conta da empresa para quitar algumas dívidas.  Assim, com o passar do tempo, as finanças da empresa, as suas e as dos sócios ficarão totalmente desorganizadas. Além disso, se for esse o caso, os seus bens ficarão desprotegidos, ou seja, estarão sujeitos a ações judiciais. Infelizmente, usar o dinheiro da empresa para pagar dívidas pessoais é uma atitude muito comum, o que certamente causa sérios problemas no fluxo de caixa da empresa. E aí, se o rombo for significativo demais, a empresa pode acabar tendo de fechar as portas.

Quais as vantagens da conta PJ?

Facilidade de pagamentos

Receber pagamentos de produtos e serviços diretamente na conta da empresa facilita na hora de conferir o balanço financeiro do dia. Basta imprimir o extrato ou conferir no app do banco. Além disso, ter uma conta PJ abre caminho para a contratação de crédito, que pode ser contratado a juros reduzidos. Essa conta também torna mais simples o acesso ao cheque especial e ao cartão corporativo da empresa.

Proteção contra problemas judiciais

Uma conta PJ evita que seus bens pessoais precisem ser vendidos para quitar dívidas da empresa. Ao não separar as suas contas das da empresa, você não blinda seu patrimônio pessoal.  Isso significa que você poderá responder ilimitadamente pelos débitos, de acordo com a maioria dos formatos empresariais. Trata-se de um problema, porque, afinal, você quer manter o seu patrimônio protegido, não é mesmo? Recentemente, a legislação foi alterada para minimizar problemas relacionados à inadimplência empresarial. Publicada em 20 de setembro de 2019, a Lei nº 13.874 explica o que é confusão patrimonial e quais são as consequências observadas por quem deixa de quitar os débitos oriundos da má administração da empresa. Segundo essa lei, é possível penhorar os bens particulares dos sócios da empresa ou dos administradores a fim de quitar dívidas contraídas em nome da empresa. Uma forma de se proteger dessa cláusula é ter uma conta PJ e concentrar nessa todos os ganhos da empresa em um único lugar.

Facilidade de acesso

Atualmente, você pode acessar a conta PJ por aplicativos, o que otimiza o tempo e facilita o pagamento de contas e a emissão de comprovantes de pagamento. Além de poder abrir uma conta PJ em poucos minutos, você consegue transferir dinheiro em poucos minutos via Pix, DOC ou TED. Outra vantagem é que muitos bancos não cobram mensalidade nem taxa de contas digitais.

Permissão para controlar o fluxo do negócio

Com a conta PJ, fica mais simples controlar a movimentação financeira da empresa e gerir o fluxo de caixa. Ter acesso rápido e dinâmico às despesas e aos ganhos auxilia na conciliação de contas. Além disso, ao acessar esses dados, fica mais fácil fazer o planejamento financeiro da empresa, projetando ganhos e débitos futuros.   Claro, você não é obrigado a ter uma conta PJ ao abrir uma empresa. No entanto, visando garantir a longevidade do negócio, proteger o seu patrimônio e assegurar o controle administrativo, é altamente recomendável que você tenha uma conta em nome da empresa.  Gostou desse conteúdo sobre conta PJ? Então, aproveite para descobrir como calcular os impostos do Simples Nacional!

 

Baixe nosso aplicativo

É por meio dele que te ajudaremos em todos os passos da sua jornada empreendedora!

Quer abrir sua empresa?

Conheça o nosso passo a passo para abrir sua empresa! Sua jornada empreendedora será acompanhada desde o primeiro passo!

Precisa de contabilidade?

Um time de contadores especialistas dedicados a ajudar e orientar em toda sua gestão financeira! Saiba como contratar a Óbvia!

Dúvidas? Envie uma mensagem!