Como profissional liberal, o advogado pode optar por diversas formas de atuação no mercado de trabalho.

Os profissionais do segmento que decidem empreender de forma individual podem constituir a Sociedade Unipessoal de Advogados. O modelo é muito favorável para organizar as finanças de modo mais eficiente e facilitar a  redução de custos operacionais do negócio. 

Quer saber mais sobre este modelo de negócio? Continue a leitura deste artigo e entenda o que é uma Sociedade Unipessoal de Advogados. 

O que é uma Sociedade Unipessoal de Advogados?

O modelo jurídico Sociedade Individual de Advocacia é uma forma de empresa unigerencial, ou seja, composta de apenas por um titular.

Para tanto, o proprietário precisa estar devidamente registrado na Ordem dos Advogados do Brasil  – OAB.

Prevista pela Lei 13.247, a Sociedade Unipessoal de Advocacia favorece  a redução da carga tributária sobre as atividades do jurista ao viabilizar seu enquadramento no Simples Nacional – regime especialmente elaborado para a simplificação das burocracias fiscais. Ainda, considerando que, além de oferecer diversas outras vantagens financeiras, tais como: 

  • Abertura simplificada: na tributação não é exigido um capital social mínimo para a constituição da sociedade individual da advocacia;
  • Tributação econômica: o advogado Pejotizado e enquadrado no Simples Nacional contribui com alíquotas a partir de 4,5% (para rendimentos anuais até R$ 180mil), enquanto na forma de pessoa física, o IRPF pode chegar até 27,5%;
  • Mais oportunidades de exercício da profissão: de modo regularizado e com operações financeiras mais transparentes, os negócios do advogado tornam-se mais atrativos;
  • Participação em licitações públicas: indisponíveis para advogados que atuem como Pessoa Física;
  • Acesso a linhas de crédito para CNPJ: permitindo condições de financiamento ampliadas;
  • Prestação de contas simplificada: por meio da Sociedade Unipessoal de Advogados e no regime do Simples Nacional, o titular tem a unificação dos impostos PIS, COFINS, ISS, CSLL e IRPJ em uma única Guia.

Responsabilidade da sociedade individual de advocacia

O profissional à frente de uma Sociedade Individual de Advocacia precisa cumprir uma série de obrigações, tanto fiscais quanto legais, para o devido exercício de suas atividades. 

Sendo assim, o advogado não podem ser enquadrados como Microempreendedor Individual (MEI).

É vedado ao advogado possuir ou participar em mais de uma Sociedade Advocatícia, Unipessoal com sede, ou filial sob a jurisdição de um mesmo Conselho Seccional.

Como abrir sua empresa de forma online com a OBVIA Contabilidade Digital 

Pensando em empreender e abrir uma Sociedade Unipessoal de Advogados, mas não sabe como fazer? Conte com o pacote de serviços anuais da OBVIA Contabilidade Digital e abra sua empresa online gratuitamente. 

Confira a seguir como o processo é simples e ágil: 

Passo 1: baixe o aplicativo no Google Play ou Apple Store

Passo 2: contrate nosso plano anual;

Passo 3: a OBVIA resolve toda abertura da sua empresa após envio de documentação;

Passo 4: pague apenas as taxas junto aos órgãos públicos para constituição.

Aproveite para aprender mais lendo: Contabilidade Digital para Advogados: conheça as soluções da Óbvia Contabilidade

Qual a importância de uma contabilidade para uma Sociedade Unipessoal de Advogados?

O advogado precisa de uma contabilidade? A resposta é SIM!

Contar com uma contabilidade especializada pode oferecer uma série de comodidades para o advogado que atua de modo independente. 

Com um contador especializado nas legislações que regem o campo da advocacia, perícia na apuração de tributos, o advogado terá tempo extra para focar no fortalecimento de suas atividades fim, criando um laço de mais credibilidade e confiança com seus clientes. 

A OBVIA Contabilidade Digital irá dedicar-se na organização de suas obrigações fiscais, na  redução de custos operacionais e na busca por incentivos fiscais para sua empresa, além de ser um braço forte no momento de tomadas de decisão importantes para o crescimento de seu escritório.

Agora que você já tem um panorama sobre o que é uma Sociedade Unipessoal de Advogados, que tal ter o suporte de  uma contabilidade especializada no assunto para você ter a máxima escalabilidade na sua profissão?

https://obviacontabil.com/contato/

Conte com a Obvia Contabilidade Digital!

Somos uma contabilidade com mais de 25 anos de atuação no mercado e mais de 1000 clientes atendidos, com resultados de qualidade para seus negócios em todos os estados do Brasil. 

Atendemos em mais de 1.550 cidades do território nacional! Pelo nosso aplicativo, você emite notas fiscais nas capitais e nos municípios pólos de cada estado.

Nosso aplicativo exclusivo leva nossas soluções à palma de sua mão. Com a Óbvia, você tem a consultoria de profissionais especializados na gestão de sua Sociedade Unipessoal de Advogados a um clique de distância.

Entre em contato e conheça nossos serviços! Gostou deste conteúdo? Leia mais em nosso blog e em nossas redes sociais!

Leia também: E-book – Contabilidade Digital x Contabilidade Online

Dúvidas? Envie uma mensagem!